Atendimento:

+55 (11) 3818-4600

seg. a sex. das 9 às 19h

17/11/2017

EuroR$ 4,04

DólarR$ 3,42

Nacionais
Internacionais
Nacionais
Internacionais

Serra da Capivara - Piaui

Conheça esta jóia do sertão do Piauí.

Por que visitar?

Ambiental Turismo é especialista em viagens de natureza e tem o prazer de convidar para mais esta experiência: O roteiro de viagem para Petrolina e Serra da Capivara no estado do Piauí, com opções de hotéis e pousadas. Nossa uma equipe de consultores especialistas vai organizar a viagem na sua medida. Conheça agora um pouco sobre esta jóia do Piauí:

 

 

 

A Serra da Capivara

 

 

Um museu ao ar livre que guarda a principal coleção de arte pré-histórica do planeta. Esse já seria um motivo suficiente para desembarcar no Parque Nacional Serra da Capivara, dono de tesouros arqueológicos que estão entre os mais antigos registros de ocupação humana das Américas. São 400 sítios com mais de 30 mil pinturas rupestres. As trilhas pela caatinga rumo a desfiladeiros e cavernasque testemunham histórias de civilizações de mais de 18 mil anos têm ainda outros atributos naturais como rochas com formatos enigmáticos, cânions, pontes de pedra, uma flora colorida que se destaca entre paredões laranjas.

 

As trilhas pelos diferentes circuitos do parque são seguras e bem estruturadas. Há opção, inclusive, de visitação de alguns sítios arqueológicos à noite com iluminação que dá um charme especial às exóticas figuras. Depois dos dias de exploração ao ar livre, é imprescindível visitar a exposição do Museu do Homem Americano, que revela a evolução do homem pré-histórico no continente através de 90 peças como fragmentos de cerâmica, ferramentas e outros resquícios de diferentes civilizações.

 

 

Veja o vídeo oficial do Ministério do Turismo:

 

 

 

Veja o documentário da Unesco:

 

 

Conheça Niede Guidon

 

Niède Guidon nasceu em 12 de março de 1933, em Jaú (SP). Formou-se em História Natural e especializou-se em Arqueologia na Sorbonne. Fez seu doutorado ainda na França e retornou ao Brasil para trabalhar com arqueologia na USP. Porém, a ditadura militar a fez voltar para Paris, onde seguiu importante carreira acadêmica. Em 1970, durante uma estada no Brasil, foi ao Piauí checar os sítios arqueológicos que lhe haviam sido apresentados por fotografias. Foi o primeiro contato com a região da Serra da Capivara, onde desde 1981 Niède vive e dirige um significativo patrimônio cultural e ambiental, por meio da Fundação Museu do Homem Americano.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Parque Nacional Serra da Capivara

inicio-012

 

Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara é um parque arqueológico, inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de chapadas e vales abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.

 

inicio-011

 

Paisagem

 

inicio-021

 

Sobre um relevo acidentado, em uma região de clima semiárido, períodos alternados de chuva e de seca promovem fortes mudanças na paisagem. Em um momento, a vegetação é exuberante e há uma surpreendente diversidade de flores de cores vivas. Em outro, a vegetação seca e perde suas folhas. É quando as formações rochosas se destacam sobre a vegetação desnudada.

 

inicio-023

 

 

Registros Rupestres

 

inicio-031

 

Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do Parque. As representações gráficas abordam uma grande variedade de formas, cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos seus autores. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de representá-los. Pode-se dizer, ainda, que são pistas da forma de vida dessas populações.

 

inicio-032

 

Fig. 155 - Toca do Caldeirão dos Rodrigues I_resize_01



Fig. 78 - Toca do Boqueirão do Sítio da Pedra Furada_resize_01

 

Fig. 111 - Sítio do Meio_resize_02

 

Fig. 120 - Toca da Entrada do Baixão da Vaca_resize_01

 

Fig. 139 - Toca do Caboclo da Serra Branca_resize_01

 

1.3.5 Fig. 157 - Toca do Arapuá do Gongo_resize_01

 

Fig. 146 - Toca do Estevo III_resize_01

 

menu rotativo Fig. 174 - Toca das Figuras do Angical_resize_01

 

Fonte: http://www.fumdham.org.br/

 

 

Clima e ambiente

 

caatinga_resize_02

 

Atualmente, o clima da região é semiárido. Existe uma alternância entre duas estações bem diferenciadas, o que provoca uma verdadeira metamorfose na paisagem.

 

Veja mais

 

 

Geomorfologia

 

parque-018

 

Na região, encontramos uma variedade de ambientes propícios à ocupação humana pré-histórica. A forma do relevo gerou abrigos naturais e há uma boa oferta de fontes de matéria-prima.

 

Veja mais

 

 

Fauna e flora desde a pré-história

 

parque-031

 

Integrado no semiárido nordestino, o Parque Nacional encontra-se no bioma caatinga, caracterizado por uma flora de crescimento lento. Essa realidade, no entanto, não foi sempre assim. Em épocas pré-históricas, as condições ambientais na região eram muito diferentes.

 

Veja mais

 

 

Patrimônio mundial

 

patrimonio mundial Fig. 99 - Toca do Boqueirão do Sítio da Pedra Furada_resize_01

 

Em 1991, a UNESCO inscreveu o Parque Nacional Serra da Capivara na lista do Patrimônio Mundial, a título Cultural, em razão da importância dos registros rupestres existentes nos seus sítios arqueológicos. A FUMDHAM aceitou a responsabilidade de preservar esse patrimônio.

 

 

Fonte: http://www.fumdham.org.br/

 

Agora conheça nossos pacotes para a Serra da Capivara: