Atendimento:

+55 (11) 3818-4600

Whatsapp: (11) 96331-6022

seg. a sex. das 9 às 19h

02/06/2020

EuroR$ 5,83

DólarR$ 5,22

Nacionais
Internacionais
Nacionais
Internacionais

Ambiental Cultural

4 dicas de exposições para visitar online

4 dicas de exposições para visitar online
Crédito da foto que ilustra essa matéria: Valter Campanelo / Agência Brasil

Em tempos de Coronavírus e quarentena, uma série de museus pelo Mundo tem disponibilizado seus acervos para visitas online.

 

Mesmo estando temporariamente parados com nossas viagens dos sonhos, podemos seguir com nossos sonhos de viajar.

 

Para isso, separamos algumas opções do Google Arts and Culture para você fazer uma bela viagem pelo conhecimento!

 

 

Indígenas no Brasil

 

A exposição faz uma bela retrospectiva das lutas de povos indígenas brasileiros nas últimas décadas, com imagens belíssimas.

 

A exposição virtual conta, em boa parte, com o acervo do Instituto Socioambiental (ISA).

 

Várias etnias são retratadas, a luta dos povos durante a formulação da Constituição de 1988 é um dos pontos de destaque.

 

Veja em:

https://artsandculture.google.com/exhibit/povos-ind%C3%ADgenas-no-brasil/4wKiOu5IYkMWIw

 

 

Museu do índio

 

O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio - Funai, tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas. Como instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, empenha-se em divulgar a diversidade existente e histórica entre centenas de grupos indígenas brasileiros.

 

A instituição tem sob sua guarda acervos relativos à maioria das sociedades indígenas, constituídos de 17 mil 981 peças etnográficas e 15 mil 121 publicações nacionais e estrangeiras, especializadas em etnologia e áreas afins.

 

Veja uma bela amostra virtual, enquanto você não vai visitar o museu pessoalmente.

 

https://artsandculture.google.com/partner/museu-do-indio

 

 

Projeto Tamar

 

A missão do Projeto Tamar é promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social. Com o tempo tornou-se evidente que o trabalho não poderia ficar restrito às tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso deste esforço seria o apoio ao desenvolvimento das comunidades costeiras, de forma a oferecer alternativas econômicas que amenizassem a questão social, reduzindo assim a pressão humana sobre as tartarugas marinhas.

 

As atividades do Tamar são organizadas a partir de três linhas de ação: conservação e pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.

 

Neste tour virtual, você pode conhecer diversas unidades do Projeto pelo Brasil e já separar um tempo em seu roteiro para quando estiver passando em um destino onde o Tamar esteja presente.

 

https://artsandculture.google.com/exhibit/visite-o-tamar/LwLyTPHxuQqdJA

 

 

Inhotim

 

Destino ideal para os amantes da Arte Contemporânea. Localizado na cidade de Brumadinho, distante 60 quilômetros de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Inaugurado em 2004, o misto de museu com parque ocupa uma área de 786 mil hectares, sendo 145 mil dedicados à preservação de fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado. Seu acervo atual conta com cerca de 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, como Cândido Portinari, Guignard, Di Cavalcanti, Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan, Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander.

 

Se você já foi, relembre sua visita. Se ainda irá, aproveite o tour virtual para aproveitar melhor sua ida.

 

https://artsandculture.google.com/partner/inhotim

 

 

 

Gostou dessa matéria? Leia mais