Atendimento:

+55 (11) 3818-4600

Whatsapp: (11) 96331-6022

seg. a sex. das 9 às 19h

03/04/2020

EuroR$ 5,97

DólarR$ 5,52

Nacionais
Internacionais
Nacionais
Internacionais

Ambiental Cultural

Associação Terra Indígena Xingu (Atix) recebe Prêmio da ONU por iniciativas de desenvolvimento sustentável

Associação Terra Indígena Xingu (Atix) recebe Prêmio  da ONU por iniciativas de desenvolvimento sustentável
Ianukula Kaiabi Suia (dir.) e Yakari Kuikuro (esq.), da Atix, recebem prêmio em Nova York

(Notícia de 2017, mas que merece ser divulgada sempre!) 

 

A Associação Terra Indígena do Xingu (Atix) recebeu, em Nova York, o Prêmio Equatorial 2017, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo trabalho pioneiro na autocertificação de um produto orgânico: o Mel dos Índios do Xingu, que envolve 100 apicultores de 39 aldeias dos povos Kawaiwete, Yudja, Kisêdjê e Ikpeng, todos eles moradores do Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso.

Mel orgânico fabricado no Xingu

Mel orgânico fabricado no Xingu

 

Desde 2002, o Prêmio Equatorial prestigia grupos locais e comunidades indígenas de áreas rurais que desenvolveram soluções inovadoras para proteger, restaurar ou promover o manejo sustentável da natureza com o intuito de alcançar o desenvolvimento sustentável local, incluindo segurança alimentar e hídrica, empregos sustentáveis e redução de risco de desastres.

 

“Alguns segmentos no Brasil dizem que a floresta é um empecilho para o desenvolvimento do País, que as Terras Indígenas são improdutivas e que os povos indígenas não contribuem com a economia. Nós desmentimos isso e provamos que, sim, é possível gerar renda com a floresta em pé e que não é preciso desmatar para poder chamar de desenvolvimento”, afirmou durante a premiação, Yakari Kuikuro, presidente da associação.

 

QUER SABER MAIS: https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/provamos-que-e-possivel-gerar-renda-com-a-floresta-em-pe

 

A Ambiental Turismo é parceira de diversas etnias indígenas em seu projeto de usar o turismo como meio de preservação e difusão de suas culturas, além de fonte de renda. Quer viver a experiência de estar em uma aldeia indígena?

 

Fale com nossos conslutores: 11 3818 4600 (whatsapp)

Gostou dessa matéria? Leia mais