Atendimento:

+55 (11) 3818-4600

Whatsapp: (11) 3818-4600

seg. a sex. das 9 às 19h

29/11/2021

EuroR$ 6,59

DólarR$ 5,84

Nacionais
Internacionais
Nacionais
Internacionais

Ambiental Cultural

Especialista afirma que árvores podem fazer amizades e cuidar umas das outras

Especialista afirma que árvores podem fazer amizades e cuidar umas das outras
Elas avisam umas às outras sobre perigos como insetos, períodos de seca ou mesmo a ação humana.
:

Se você gosta de viagens pela natureza e admira as árvores, seus formatos e diversidades, você vai ter mais um motivo para querer estar perto delas e admirá-las

 

As árvores são capazes de escolher o que fazer, têm memórias e até diferentes personalidades. Elas também são capazes de fazer amizade e ajudar umas às outras.

 

Quem diz é o alemão Peter Wohlleben - especialista em árvores e guarda-florestal com anos de experiência - e autor do livro A Vida Secreta das Árvores.

 

Segundo ele, as florestas são uma grande comunidade que vive em conjunto. “Quando estudava, aprendi que as árvores competem entre si por luz e por espaço. Anos depois, percebi que era o contrário: elas se ajudam”.

 

As árvores se comunicam através de sinais elétricos transmitidos pelas raízes e por sinais químicos através dos enormes fungos que ficam sob o solo. Elas avisam umas às outras sobre perigos como insetos, períodos de seca ou mesmo a ação humana, com galhos sendo cortados.

 

As árvores se comunicam através de sinais elétricos transmitidos pelas raízes

As árvores se comunicam através de sinais elétricos transmitidos pelas raízes

 

Peter diz também que as árvores nem sempre são amigáveis, e algumas vezes se unem contra outras espécies para preservar seus recursos. “Faias costumam não aceitar a presença de carvalhos, os atrapalhando até que eles enfraqueçam”. E cada espécie tem uma personalidade: “Salgueiros são solitários, suas sementes voam longe e as árvores crescem rápidas. Mas, sozinhas, não vivem muito”. Já as árvores nas cidades estão, segundo ele, “isoladas e lutando contra as probabilidades, já que não têm raízes fortes”.

 

Mas ele não gosta de ser visto como um “abraçador de árvores”, como ele mesmo define. Peter ressalta que o que ele escreve é apoiado por pesquisas científicas, como as da Professora Suzanne Simard, da Universidade de British Columbia, a quem ele se uniu para lançar um documentário, chamado Intelligent Trees (“Árvores Inteligentes”), com o objetivo de espalhar seus conhecimentos.

 

Pra ver a notícia na íntegra, acesse: Hypenness

Assista na abertura dessa matéria o ótimo vídeo da BBC sobre esse assunto.

 

---- 

Desde 1987, a Ambiental realiza viagens sustentáveis pela Natureza, sem abrir mão de conforto segurança aos viajantes.

 

Para nós, o contato com a Natureza e com as comunidades locais são uma oportunidade de diversãoautocuidado e formação de consciência socioambiental.

 

Quer fazer uma viagem sob medida, aproveitando ao máximo seu tempo de viagem e as melhores opções de cada destino?

 

Conte com nossa experiência.

 

Fale com nossos consultores: 11 3818-4600 (Whatsapp e telefone)

Gostou dessa matéria? Leia mais