Atendimento:

+55 (11) 3818-4600

Whatsapp: (11) 96331-6022

seg. a sex. das 9 às 19h

03/04/2020

EuroR$ 5,97

DólarR$ 5,52

Nacionais
Internacionais
Nacionais
Internacionais

Ambiental Cultural

Nova espécie de peixe-elétrico descoberta na Amazônia emite 860 volts

Nova espécie de peixe-elétrico descoberta na Amazônia emite 860 volts
Trata-se da descarga mais forte já registrada em animal

Para capturar e pesquisar espécimes do peixe-elétrico poraquê, o pesquisador brasileiro Carlos David de Santana precisou entrar em igarapés na Amazônia e, mesmo usando luvas de borracha, alguns choques foram inevitáveis.

 

Mas valeu a pena: a pesquisa de cinco anos resultou na descoberta de duas novas espécies de peixe elétrico - uma delas que capaz de dar uma descarga de até 860 volts, a maior voltagem já registrada em um animal. Até então, o recorde era de 650 volts.

 

O peixe-elétrico Poraquê

 

O poraquê é um peixe-elétrico que vive na América do Sul e pode chegar a 2,5 metros de comprimento. Há cerca de 250 tipos de peixes-elétricos, que produzem descargas fracas, usadas para navegação e comunicação. O poraquê é o único que produz descargas elétricas fortes, usadas para caça e defesa. Elas são produzidas por três órgãos elétricos no corpo.

 

De acordo com Carlos David de Santana, pesquisador associado do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, em Washington DC, nos EUA, “Embora uma das novas espécies descobertas, a Electrophorus voltai, seja capaz de produzir um descarga de 860 volts, ou seja, quase quatro vezes a voltagem de uma tomada doméstica de 220 volts, ela não é letal para o ser humano por causa da baixa amperagem”.

 

"Claro que dói, você sente uma contração muscular", completa ele.

 

SAIBA MAIS EM: https://www.bbc.com/portuguese/geral-49639643 

 

Desde sua criação, em 1987, Ambiental Turismo realizava viagens pedagógicas com grandes colégios. Somos testemunhas de que viajar é uma forma de saber mais e melhor. E sabemos também que: quanto mais sabemos, mais especiais são as nossas viagens.

 

Quer programar uma viagem cheia de conhecimento e contato sustentável com a Natureza?

 

Fale com nossos consultores. 11 3818 4600 ( Whatsapp) 

 

Gostou dessa matéria? Leia mais