Atendimento:

+55 (11) 3818-4600

Whatsapp: (11) 3818-4600

seg. a sex. das 9 às 19h

22/10/2021

EuroR$ 6,85

DólarR$ 6,95

Nacionais
Internacionais
Nacionais
Internacionais

Ambiental Cultural

Ovos de crocodilo pré-histórico e dinossauro são encontrados, no interior de São Paulo

23/06/2021
Ovos de crocodilo pré-histórico e dinossauro são encontrados, no interior de São Paulo
Descoberta rara pode trazer novas luzes para o estudo da fauna que já viveu entre 70 e 80 milhões de anos atrás.

O paleontólogo William Nava (foto) anunciou na quinta-feira, 10 de junho, ter encontrado cerca de 20 ovos que podem ser de crocodilos que conviveram com os dinossauros no período cretáceo, entre 70 e 80 milhões de anos atrás.

 

Nava (@navassauro ) achou ainda um ovo que pode ser de um terópode, pequeno dinossauro carnívoro. "É uma descoberta importante e rara, uma vez que ovos fossilizados são difíceis de preservar, devido à sua estrutura frágil", disse.

 

Os ovos, medindo entre seis e oito centímetros, estavam muito próximos um do outro, caracterizando a ninhada, possivelmente, de um crocodilomorfo, um réptil ancestral.

 

Já um ovo um pouco maior pode ser do dinossauro carnívoro, segundo ele. "Ainda dependemos de análise desse material em lâmina (microscópio) para confirmar, mas ovos fossilizados de dinossauros ainda não tinham sido encontrados no Estado de São Paulo", disse.

 

Na época, segundo ele, a região era quente e árida, com rios entremeados e, provavelmente, os crocodilomorfos faziam a postura em buracos na areia ou eles mesmos cavavam um buraco para pôr os ovos à beira da água. "Pode ter havido um soterramento que encobriu a ninhada, mantendo os ovos intactos", afirmou Nava.

 

Os ovos foram levados para o Museu de Paleontologia de Marília, do qual Nava é o curador.

 

Para saber mais, acesse: Terra

------ 

 

Desde 1987, a Ambiental realiza viagens sustentáveis pela Natureza e que prezam pela conhecimento científico.


Para nós, o contato com a Natureza e com as comunidades locais são uma oportunidade de diversão, autocuidado e formação de consciência socioambiental.

 

Se você deseja fazer uma viagem para um sítio arqueológico como a Serra da Capivara, por exemplo, ou conhecer uma aldeia indígena como a do Povo Xavante, conheça nossos roteiros especiais

 

Fale com nossos consultores: 11 3818-4600 (Whatsapp e telefone)

Gostou dessa matéria? Leia mais